Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Impostos para comércio atacadista: conheça os principais impostos pagos

Mesmo com a recessão causada pelo isolamento social imposto pela Covid 19, o setor atacadista no Brasil se mostrou forte e produtivo chegando a 308% de lucro em 2021, conforme último estudo da ABAD.

Isso faz do segmento um chamariz para grandes players do mercado financeiro, atraindo tanto competidores de peso como grandes investidores. 

Nesse cenário, quem empreende com inteligência tanto consegue se destacar em meio a uma concorrência acirrada quanto atrai a atenção de investidores, nessa hora, manter a regularidade dos negócios e conseguir uma escalabilidade rápida são dois importantes indicadores de boa gestão. 

Por isso, conhecer os principais impostos para comércio atacadista é chave para o sucesso. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!


O que é o comércio atacadista?

O comércio atacadista é caracterizado por fornecer mercadoria para outras pessoas jurídicas, como revendedores ou estabelecimentos, dessa forma trabalha sempre vendas em grande quantidade. 

Para potencializar grandes aquisições, empresas do atacado trabalham com valores que se tornam mais atrativos conforme o número de produtos adquiridos em uma compra se eleva. Isso demanda estratégia para precificar adequadamente o que se vende. 

Os atacadistas costumam trabalhar com produtos segmentados. São exemplos deste tipo de negócio depósitos, distribuidoras e estabelecimentos que vendem direto da fábrica.  

Conheça, agora, os principais impostos pagos para comércio atacadista


Quais os principais impostos para comércio atacadista?

Antes de mais nada, deve-se ter em mente que o mercado atacadista é muito diverso, e a tributação para o setor varia bastante. Porém é possível mapear os principais impostos para comércio atacadista. São eles:

  • Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS)
  • INSS Patronal;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS);
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • E, por fim, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Vale lembrar que estes são os impostos padrão, pertinentes ao exercício da atividade. podem ainda, haver tributos como IPTU (sobre a propriedade e uso do local)  ou  IPI, dependendo da natureza do que se comercializa, dentre outros.

O empreendedor que precisa lidar com impostos para comércio atacadista precisa estar atento aos tributos monofásicos, mais comuns neste segmento e que seguem regras que podem comprometer os cálculos de recolhimento. 

Estes impostos são pagos por apenas um agente da cadeia produtiva. Normalmente recai sobre o  industriário  que originou o produto e o atacadista deve estar atento para esta regra e  quais os tributos do segmento em que atua, para evitar o pagamento de impostos a mais.

Fatores diversos podem influenciar sobre a carga ou o tipo de impostos para comércio atacadista, como o porte da empresa e seu faturamento, ramo em que atua, tipo societário, localização, dentre outros. 

Entretanto, o principal fator que precisa ser pensado na hora de abrir uma empresa para comércio atacadista é o regime tributário no qual a empresa será enquadrada. Isso define os impostos pertinentes ao negócio e suas alíquotas. 

Vamos agora abordar o que deve ser avaliado na hora de escolher o regime de tributação mais adequado para sua empresa. 

Leia também: O que é necessário para abrir um comércio? Passos importantes.


Como reduzir custos no comércio atacadista?

O atacadista precisa de expertise na hora de reduzir gastos com seu empreendimento. Isso porque opera com um volume muito elevado de vendas e movimentação de mercadorias. 

Não estar a par das normas e tributações para o segmento pode levar os empreendedores a situações indesejadas, como irregularidades fiscais, inadimplência ou serem pegos pela malha fina.  

Para prosperar no comércio atacadista, confira o que deve ser observado.

  • Faça a escolha adequada do regime tributário;
  • Tenha um bom planejamento orçamentário;
  • Tenha uma gestão precisa do fluxo de caixa 
  • Escolha cautelosamente o Modelo societário do negócio;
  • Trabalhe sempre com uma boa análise da concorrência, do mercado e suas sazonalidades para manter atualizada sua precificação. 

Por que uma contabilidade para o atacado é importante?

A contabilidade será um parceiro importante para analisar seu faturamento, gerir as entradas e saídas de capital e fazer os ajustes necessários para evitar o pagamento de tributos maiores.

Ainda, a redução legal de alíquotas é viável com as estratégias corretas. Para tanto, uma contabilidade para seu negócio atacadista oferece: 

  • Análise aprofundada das necessidades do empreendimento para assessoramento na definição do perfil geral do negócio, como natureza jurídica, enquadramento das atividades econômicas e modelo de tributação;
  • Redução das preocupações da gestão com as diversas demandas burocráticas do segmento atacadista;
  • uma gestão assertiva do fluxo de caixa, que é altamente dinâmico neste setor;
  • Melhoria do controle orçamentário;
  • Mais organização para as atividades contábeis, fiscais, e previdenciárias; 
  • Busca por incentivos fiscais.

Conte com o suporte da VIK Contabilidade!

Agora que você já tem um panorama dos principais impostos para comércio atacadista e dos principais desafios para manter a empresa regularizada, conheça os serviços da VIK Contabilidade! Somos uma empresa especializada em gestão contábil para comércios de qualquer segmento. 

Com nosso suporte personalizado, o gestor de comércio atacadista tem mais flexibilidade para investir em estratégias de mercado, com a tranquilidade de possuir o suporte de especialistas nas legislações e obrigações fiscais do setor, garantindo a regularidade de suas ações. 

Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog! Siga também as nossas redes sociais para estar a par das nossas novidades! 

Conheça mais: Contabilidade em São Caetano do Sul – SP: conheça as soluções da VIK.

Como nosso escritório de contabilidade pode te ajudar?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade em São Caetano do Sul e nosso objetivo é tornar sua vida mais fácil com segurança, simplicidade e eficiência. Estamos aqui para te ajudar a crescer. Fazemos a sua assessoria contábil de maneira online ou tradicional, você é quem escolhe como pretende ser atendido. Aqui a transparência e a agilidade trabalham em seu favor!

Atendemos a todas as cidades do Estado de São Paulo. Consulte-nos e informaremos a disponibilidade de atendimento!

Nossos Serviços

  • Contabilidade
  • Fiscal e Tributário
  • Departamento Pessoal
  • Legalização
  • BPO Financeiro
  • Auditoria e Consultoria

Veja outros Artigos do Seu interesse Abaixo:

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Vik Contabilidade - CRC SP
Escritório de Contabilidade - Sescon SP - Vik Contabilidade
Escritorio de Contabilidade - Vik Contabilidade - SeloPQEC2020

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Copyright 1990 – 2021 – Todos os Direitos Reservados | Powered by Vik Contabilidade