Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Regularização de Empresas: entenda a importância de uma empresa legalizada

regularizacao-de-empresas-importancia

Ser dono do próprio negócio está entre os principais sonhos dos brasileiros. Entretanto, ainda é comum ver muitos empreendedores se apegarem ao mito de que trabalhar sem regularização é uma saída inteligente para driblar impostos. 

Na realidade, este tipo de escolha coloca seu negócio na rota de operações clandestinas, mercadorias piratas e problemas severos com o Fisco.

Além de colocar o empreendedor de fora de uma série de oportunidades de crescimento para os negócios ao limitar suas possibilidades de atuação no mercado e impossibilitar o crescimento dos negócios. 

Se você está começando no mundo do empreendedorismo ou ainda não formalizou seu negócio, confira este post para entender os benefícios da regularização de empresas e entender a importância de ter um negócio legalizado

Boa leitura!

O que é a regularização de empresas?

A Regularização de empresas é o processo de criação de uma identidade jurídica para um negócio, bem como o cumprimento de todos os protocolos formais para que as esferas de Governo, a Receita Federal e demais órgãos de fiscalização tenham acesso às informações da empresa. Este processo envolve:

  • Movimentações de capital;
  • Transações de mercado;
  • Relações trabalhistas; 
  • Cumprimento das obrigações fiscais e previdenciárias da empresa.

Assim, é garantida a transparência das ações do negócio, assegurando que as atividades conduzidas pelo negócio gerem benefícios à economia, garantam direitos aos seus colaboradores e consumidores e esteja em conformidade com as diretrizes e normas que regem o negócio.

Para tanto, é preciso realizar o registro junto a órgãos como a Junta Comercial do Estado de domicílio da empresa, Receita Federal, Prefeituras, bem como realizar a obtenção de alvarás e permissões para funcionamento pertinentes à região de atuação da empresa. 

Ainda, para que uma empresa esteja devidamente legalizada, é necessário que seja feita a 

regularização de todos os impostos cabíveis ao tipo de negócio que opera e que estejam em atraso. 

Contar com um suporte contábil para fazer um levantamento preciso do que uma empresa precisa colocar em ordem é muito importante nesta fase, tanto para evitar que responsabilidades não sejam quitadas quanto para evitar o pagamento de impostos a mais

 

Qual a importância de legalizar seu negócio?

A regularização de empresas não diz respeito apenas ao cumprimento de deveres. Ao  atuar de modo legalizado, o empresário tem acesso a uma série de benefícios que vão impactar diretamente em um crescimento acelerado dos negócios com saúde financeira e credibilidade frente a investidores e sociedade civil em geral.

Veja a seguir alguns pontos que tornam a regularização de empresas tão importante para a gestão empresarial.

Emissão do CNPJ 

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é  uma espécie de  documento de identidade da empresa. 

É por meio dele que a empresa tem reconhecimento frente aos órgãos fiscalizadores e oferece mais transparência a quem pesquisa sobre o estabelecimento, ganhando credibilidade frente a consumidores e investidores.

Redução de custos tributários

Um dos aspectos mais importantes da regularização de empresas é a definição do regime tributário. Este enquadramento define a forma como a empresa irá liquidar seus impostos e quais os tributos devidos ao negócio.

Para tanto, a definição do modelo tributário considera dados da empresa como porte, faturamento, atividades econômicas exercidas, dentre outros. Para fazer uma escolha assertiva, é importante contar com uma contabilidade experiente no ramo de atuação de sua empresa.

Acesso à Previdência Social 

O acesso aos benefícios de seguridade social só são acessíveis para empresas com regularização e realizam o pagamento dos impostos que lhe são devidos. 

Dentre os benefícios atribuídos à Previdência Social estão as aposentadorias,, afastamentos e auxílios por acidentes e doenças, dentre outros. 

Leia Mais: Planejamento Tributário para Empresa de Serviços: Dicas essenciais para o sucesso.

 

Quais as vantagens em regularizar uma empresa?

Agora você já tem um panorama sobre o que é regularização de empresas qual a importância de ter um negócio operando dentro  da lei, confira agora algumas vantagens de mercado que a legalização de empresas traz ao empreendedor: 

 

  • Emissão de notas fiscais, que garante transparência para as operações da empresa frente ao aos consumidores e à Receita;
  • Possibilidade participar do comércio de  exportações;
  • Direito a participações em licitações e parcerias público-privadas;
  • Direito à concessão e proteção de patrimônio;
  • Acesso facilitado a linhas de crédito e financiamentos;
  • Mitigação de gargalos judiciais, como multas, apreensão de mercadorias ou bloqueio de atividades.
  • Acesso a incentivos fiscais para seu ramo de atuação. 

Por se tratar de um procedimento tão importante para as empresas, é importante que ele seja feito de forma precisa, por essa razão, o auxílio profissional é muito importante para garantir a sua assertividade.

 

Conte com o suporte especializado da  VIK Contabilidade!

Agora que você já conhece a importância de ter uma empresa legalizada para conquistar a confiança de clientes, investidores, ter mais versatilidade para atuar no mercado e manter-se regularizado frente aos órgãos de fiscalização do Governo, conheça os suporte da  VIK Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade em São Caetano do Sul  com mais de 30 anos de experiência. Nossos serviços são prestados de modo transparente e eficaz, dinamizando resultados para conforme as principais necessidades de cada fase do seu negócio, por meio de muito estudo de caso e análise de indicadores reais.

Temos especializada na regularização de comércios, empresas de serviços e MEIs em qualquer setor de mercado.

Dentre os principais serviços que a VIK oferece para regularização de seu negócio, estão: 

 

  • Abertura, Legalização e regularização de empresas propriamente ditas;
  • Assessoria contábil, fiscal e tributária;
  • Assessoria para Departamento Pessoal.

 

Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste artigo? Navegue por nosso blog e visite nossas redes sociais para mais conteúdos como este!

 

Leia também: Abrir empresa em São Caetano do Sul – SP: dicas para o sucesso.

Como nosso escritório de contabilidade pode te ajudar?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade em São Caetano do Sul e nosso objetivo é tornar sua vida mais fácil com segurança, simplicidade e eficiência. Estamos aqui para te ajudar a crescer. Fazemos a sua assessoria contábil de maneira online ou tradicional, você é quem escolhe como pretende ser atendido. Aqui a transparência e a agilidade trabalham em seu favor!

Atendemos a todas as cidades do Estado de São Paulo. Consulte-nos e informaremos a disponibilidade de atendimento!

Nossos Serviços

  • Contabilidade
  • Fiscal e Tributário
  • Departamento Pessoal
  • Legalização
  • BPO Financeiro
  • Auditoria e Consultoria

Veja outros Artigos do Seu interesse Abaixo:

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Vik Contabilidade - CRC SP
Escritório de Contabilidade - Sescon SP - Vik Contabilidade
Escritorio de Contabilidade - Vik Contabilidade - SeloPQEC2020

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Copyright 1990 – 2021 – Todos os Direitos Reservados | Powered by Vik Contabilidade