Gestão financeira para Profissionais Liberais: como não errar nas finanças
Profissionais liberais são indivíduos, que, com uma formação específica – geralmente de nível superior – e um devido registro no Conselho de Classe Profissional correspondente à sua categoria, têm liberdade para exercer suas atividades profissionais nas mais variadas formas empregatícias.
Estes trabalhadores podem atuar como gestores de empresas, profissionais CLT, prestadores de serviços de modo autônomo, dentre outras formas jurídicas, aceitas no Brasil, e somam hoje uma força produtiva muito importante para a economia do país, somando mais de 10 milhões de profissionais em todo o país.
Entretanto, na hora de gerir a própria carreira, profissionais liberais podem enfrentar alguns desafios para colocar as contas em ordem e ainda focar no core business de seus negócios.
Dessa forma, os especialistas da VIK Contabilidade prepararam este artigo para você, profissional independente, compreender gestão financeira para profissionais liberais é a ferramenta certa para você não errar nas finanças.
Boa leitura!
O que é a gestão Financeira?
Gestão financeira é o conjunto das ações e estratégias gerenciais, administrativas e operacionais elaboradas de modo inteligente com o foco na obtenção do melhor resultado das operações de mercado da empresa, promovendo, em mesmo tempo, a redução de custos e a captação da máxima organização e lucratividade no processo.
A gestão financeira busca promover:
- Melhorias administrativas;
- Direcionar o foco do plano de negócios;
- Otimizar os métodos de execução operacional;
- Desenvolver análises de desempenho mais precisas;
- Tornar mais eficaz o controle das atividades financeiras.
Com todas estas medidas postas em práticas em simultâneo por meio do suporte de uma contabilidade especializada, a gestão financeira para Profissionais Liberais proporciona mais tempo para investir nas atividades-fim de seu negócio.
Ainda, o gestor ganha ao contar com a perícia e acompanhamento das finanças para gerir a maximização dos resultados monetários e prestar suporte em momento de tomada de decisão para o negócio.
Como um profissional liberal pode ter mais controle dos negócios com a gestão financeira?
Como podemos observar, de modo geral, uma gestão financeira assertiva contribui por várias frentes para que o profissional liberal tenha consistência gerencial e econômica para antecipar imprevistos.
Ainda, permite aproveitar oportunidades de crescimento nos negócios e investir sem preocupações em ter suas responsabilidades financeiras ou o compliance fiscal comprometidas no processo.
Entretanto, para ser assertivo na aplicação, é preciso conhecer as principais formas de aplicação prática da gestão financeira para profissionais liberais. Confira sobre cada uma delas.
1 – Gestão Financeira de caixa
Garante ao profissional liberal muito mais transparência na gestão de recursos e tomadas de decisão para os negócios.
Isso é proporcionado ao viabilizar uma percepção pormenorizada das entradas e saídas de recursos financeiros relativos a vendas, realização das atividades econômicas principais e atividades acessórias, ajustes financeiros com fornecedores e parceiros, pagamentos de salários, liquidação de tributos, e despesas, dentre outras atividades inerentes à realização das atividades do negócio.
2 – Gestão de investimentos
Um profissional liberal que deseja realizar investimentos em expansão nos negócios – sejam eles estruturais, em crescimento da equipe, em novos produtos ou serviços e afins – precisa de uma gestão de investimentos.
Isso permite aplicações financeiras feitas a partir do fundo de reserva do negócio, que no que lhe concerne é previamente planejado e administrado para evitar a retirada de capital necessário para suportar as operações de rotina dos negócios.
Com isso, tem-se o melhor proveito das oportunidades de crescimento, promovendo a rápida escalabilidade de sua atividade empresarial com saúde financeira.
3 – Gestão de crises
A gestão financeira para profissional liberal possibilita a realização de uma gestão de crises preventiva e eficaz, assegurando a renegociação de prazos para liquidação de obrigações financeiras de qualquer natureza, além de tomadas de decisão inteligentes para aumentar a produtividade com redução de gastos em tempos de mais restrição financeira.
Estes obstáculos econômicos a ser mitigados podem ter as mais diferentes origens: desempenho do negócio, gargalos operacionais, mudanças na legislação que rege o setor ou na economia do país, na totalidade.
Quais estratégias adotar para uma gestão assertiva de finanças para um profissional liberal?
Agora que você já conhece o conceito de gestão financeira, suas principais frentes de aplicação ao negócio e alguns dos benefícios que promove para o desempenho das finanças, conheça algumas estratégias eficazes para aplicar esta metodologia ao seu negócio como profissional liberal.
- Construa um planejamento financeiro e fiscal assertivo;
- Não negligencia a gestão diária do fluxo de caixa;
- Conheça as sazonalidades do seu segmento;
- Não misture contas pessoais com as finanças da empresa;
- Esteja sempre atento e atualizado quanto à precificação adequada de seus serviços.
- Realize uma análise periódica da concorrência e revise a coerência de suas estratégias de mercado.
Por fim, busque uma contabilidade especializada no segmento de atuação de sua profissão para ter a máxima assertividade na gestão financeira de seus negócios como profissional liberal.
Conte com a Vik Contabilidade!
Mais de 30 anos de experiência como escritório de contabilidade, idôneo e registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), com sede própria, atendendo todos os tipos e regimes de empresas.
A Vik Contabilidade está localizada em São Caetano do Sul e estamos desde 1990 aprimorando nossas formas de levar o empreendedorismo de sucesso aos nossos clientes. Consolidamos a segurança das práticas contábeis tradicionais com a praticidades da inovação tecnológica.
Conte com nosso serviços para ter a melhor gestão financeira para sua atuação como profissional liberal, em qualquer segmento e em negócios de qualquer porte.
Entre em contato e saiba mais sobre como iremos te ajudar a crescer!
Gostou deste artigo? Temos mais para você em nosso blog e em nossas redes sociais! Nos siga!
Confira também: Diferença entre autônomo e profissional liberal: tudo que você precisa saber.