Os Microempreendedores Individuais (MEI) precisam de contabilidade?
Mais de 14 milhões de brasileiros estão participando do mundo do empreendedorismo no formato Jurídico do MEI. Os Microempreendedores Individuais são caracterizados por conduzirem negócios de pequeno porte e usufruem de um regime tributário que oferece simplificações fiscais e redução de impostos. Com estas facilidades, muitos gestores destes modelos de negócios se perguntam: “MEIs precisam de contabilidade”? Para te ajudar a responder essas e outras perguntas, preparamos esse artigo sobre o assunto para você.
Tenha uma boa leitura!
O que é MEI?
O popularmente conhecido MEI, é uma sigla para Microempreendedor Individual, uma modalidade fiscal criada por meio da Lei Complementar 128/2008, e tem por objetivo favorecer a formalização de autônomos na categoria de pequeno empresário. Com o benefício de contar com um processo de abertura de empresas simplificado e 100% online, onde o trabalhador recebe um registro, CNPJ e ganha outros importantes direitos. Estas medidas garantem ao MEI as vantagens de poder trabalhar com a emissão de notas fiscais e contar com um valor fixo por mês no pagamento de seus tributos e recolhimento facilitado, por meio de uma única guia. Entretanto, existem algumas normas legais para que o empreendedor possa se enquadrar na categoria MEI. São elas:
- Limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano;
- Exercer apenas as ocupações permitidas ao MEI;
- É vedada a abertura de filiais;
- Contratação limitada a um funcionário com remuneração de um salário mínimo ou piso salarial da categoria profissional;
- Não integrar sociedade, nem ser proprietário ou administrador de outra empresa,
- Não realizar atividades vinculadas a entidades de classe.
A formalização ainda assegura ao MEI o acesso a alguns benefícios previdenciários, como, por exemplo: aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade.
1 – MEI precisa de contabilidade?
Em termos legais, não há exigência de contratação de um contador para um MEI. Ainda, o Microempreendedor precisa escrever no livro fiscal.
Entretanto, qualquer empreendedor que deseje manter suas obrigações fiscais e tributárias
em dia, adquirir mais organização para sua gestão administrativo-financeira e trabalhar com dados consistentes para balizar projetos dos negócios e garantir transparência frente a investidores e clientes deve considerar a contratação de um profissional contábil.
Trabalhar com o suporte de um contador pode representar ainda mais foco do MEI no Core Business de seu negócio e ter orientações nas tomadas de decisão importantes para o negócio.
Dentre os benefícios trazidos por um contador aos negócios de um Microempreendedor Individual, destacam-se:
- Gestão de toda a documentação pertinente a regularização da empresa e suas atividades;
- Criar um planejamento de gestão de tributos;
- Desenvolver planos de investimento;
- Otimizar o desempenho de processos administrativos e financeiros;
- Demandas fiscais, empresariais e comerciais sempre alinhadas com a legislação que rege o empreendimento.
Agora que você sabe se MEIs precisam de contabilidade, continue nesse artigo e descubra os principais serviços oferecidos por uma contabilidade de confiança.
Quais os principais serviços uma contabilidade realiza para o MEI?
Confira, agora, alguns aspectos estratégicos nos quais sua Microempresa sai ganhando com a contratação do suporte de uma Contabilidade assertiva.
-
Suporte em emissão de notas fiscais
A emissão de notas fiscais físicas não é uma obrigatoriedade para o MEI, mas pode ser uma necessidade a depender do tipo de serviço prestado.
Ainda, se exigida por um cliente ou parceiro comercial, este procedimento pode ser o momento de garantir mais credibilidade e preferência por sua empresa.
O suporte de uma Contabilidade será substancial para a qualidade do documento gerado.
-
Apoio na contratação de funcionários
Gerir todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias pertinentes ao processo de contratação de um funcionário e devido registro junto ao Ministério do Trabalho pode ser um trabalho complexo para o MEI, que trabalha de modo individual.
A contabilidade é um suporte profissional importante, neste momento: este profissional será responsável pela devida gestão dos processos, e no fornecimento de orientações ao microempreendedor.
Ainda, o contador irá assegurar o cumprimento de todos os direitos previstos no regime CLT.
-
Auxiliar a obtenção de créditos
O suporte e organização das finanças oferecidos por um contador e a consequente transparência das demonstrações contábeis garantida pela contabilidade podem facilitar o acesso do MEI as linhas de créditos junto a bancos e financiadoras.
Em paralelo, este processo contribui para o desenvolvimento de uma estratégia de investimento mais eficaz e um melhor desempenho para os negócios.
-
Gestão e prevenção a falhas operacionais
Por fim, contar com a proximidade de uma contabilidade garante ao MEI, a revisão constante de seus processos operacionais, gerando otimização para os processos desempenhados e orientações para criação de novos projetos.
O contador contribui para o comprimento de prazos, o devido preenchimento de informações e à precisa análise dos dados contábeis de apuração obrigatória.
-
Suporte na migração entre naturezas jurídicas
Com o crescimento dos negócios, a empresa de um MEI pode não mais se enquadrar nos limites legais da categoria, exigindo a migração para Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Seja por aumento do faturamento, necessidade de abertura de filiais, entrada de um sócio ou contratação de mais funcionários, o MEI precisará realizar esta transição. A contabilidade será o parceiro certo para direcionar o microempresário e tomar conta da papelada envolvida no processo.
Conte com o Suporte da Vik Contabilidade para gerir seu pequeno negócio! Agora que você já sabe se MEIs precisam de contabilidade, conheça a Vik Contabilidade!
Somos uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado e temos especialidade em orientar empreendedores na formalização e enquadramento fiscal do negócio.
Conte conosco para dar suporte na estruturação e definição de processos mais eficientes para seu microempreendimento crescer com saúde financeira.
Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!
Continue a leitura: Regularização de Empresas: entenda a importância de uma empresa legalizada.