Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Renda Autônomo - Vik Contabilidade
22 de outubro de 2021

Como Comprovar Renda sendo Autônomo

Por Vik Contabilidade

Quando se é um profissional autônomo, comprovar a renda pode ser um desafio. E por diversas razões, conseguir expressar a movimentação realizada em contas, recebimentos, pagamentos e relacionados, impacta sua vida profissional e, inclusive, a legitimidade das suas ações.

Afinal, a comprovação de rendimento pode ser solicitada em diferentes momentos da carreira dos empreendedores.

Caso precise alugar um escritório, efetuar transações digitais como o PIX, comprar um veículo, solicitar um financiamento, um investimento para interessados, pedir empréstimos… Para todas essas ações, comprovantes de renda são solicitados.

Mas isso não precisa gerar dúvidas ou dores de cabeça: existem formas rápidas, práticas e legais de comprovar a sua renda quando necessário.

 

O que é um profissional Autônomo?

Antes de tudo é importante destacar que trabalho autônomo é aquele no qual a pessoa atua por conta própria.

Seja prestando serviços para pessoas físicas ou pessoas jurídicas esses profissionais não têm vínculo empregatício. Dessa forma, consequentemente, é impossível a obtenção de um holerite que facilitaria a comprovação de faturamento mensal – e primeiro documento que um profissional CLT vai utilizar para comprovar sua renda na ausência de documentos bancários.

Mas quando necessário, para os profissionais autônomos, existem várias possibilidades que cumprem esse papel na comprovação da renda.

 

O que é o comprovante de renda?

O comprovante de renda é qualquer documento que registra e prova quanto uma pessoa recebe de salário mensal ou obtém de faturamento com o seu negócio.

Esse tipo de documento é solicitado para aprovação de empréstimos pessoais e empresariais; adesão a consórcios; obtenção de financiamentos; solicitação de aumento do limite do cheque especial ou do cartão de crédito; locação de um imóvel e cadastros em instituições financeiras, entre outros.

 

Como comprovar renda sendo profissional autônomo?

Existem algumas possibilidades para a comprovação de renda como autônomo e que confirmam sua legitimidade. De extrato bancário a recibos emitidos, passando pelo Decore, são alternativas legais e muito utilizadas.

O extrato bancário tende a ser a mais utilizada, pois a maior parte das instituições financeiras aceita essa forma de comprovação. Seu contraponto é que, para validá-lo, as instituições podem solicitar vários meses para verificar a média de faturamento e se realmente há uma periodicidade válida e segura no recebimento de pagamentos.

Já o Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) consiste em um documento eletrônico com validade legal. Ele é normalmente emitido por um contador que tem como base informações de rentabilidade de diversas fontes. Para sua emissão podem ser considerados recibos de pagamento, Imposto de Renda, contratos, entre inúmeros outros meios que comprovem seu faturamento.

Outra possibilidade é através da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, porém esse documento nem sempre é aceito por ser referente ao faturamento do ano anterior. É o mesmo caso do DASN-SIMEI, a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional do Microempreendedor Individual. Por ser um documento anual, ele informa quanto foi o faturamento bruto do ano anterior.

Uma opção válida é a comprovação através de recibos emitidos, aqueles utilizados para o recebimento do pagamento pelos seus serviços ou venda de produtos. Recibos como o de Pagamento Autônomo, que deve ser emitido por quem contratou o serviço, inclusive para comprovar o pagamento a pessoas físicas, ele não caracteriza o vínculo empregatício CLT, mas permite o recolhimento de tributos como INSS, IRRF e ISS.

 

Qual comprovante de renda escolher como autônomo?

Para você comprovar sua renda como autônomo precisará solicitar quais documentos são aceitos ou exigidos pela instituição em questão. Muitos são facilmente acessados, enquanto outros exigem certa predisposição.

Se uma empresa aceita extratos bancários como documento comprobatório, informes como os oferecidos pela própria internet banking podem ajudá-lo.

Agora, no caso do recibo da Declaração do Imposto de Renda, o autônomo deverá emitir uma segunda via pelo site da Receita Federal ou solicitar ao contador responsável por sua execução.

 

Facilitar a comprovação de renda

Profissionais que trabalham sem vínculo empregatício devem estar sempre atentos à necessidade de comprovar renda. E algumas dicas que podem facilitar o processo são:

  • Separe contas e despesas pessoais das despesas profissionais/PJ;
  • Atue de forma legal registrando seu CNPJ;
  • Ao prestar serviços, emita recibos ou notas fiscais para pagamentos recebidos.
  • Providencie o cadastro positivo, serviço oferecido pelo SERAS com acesso ao histórico de pagamentos em dia de contas como luz, água e telefone;
  • Atente-se às restrições do CPF, evite deixar dívidas em aberto e, caso esteja com restrições, programe como quitar suas dívidas ou renegociar débitos.

A organização financeira para o seu perfil

Para não enfrentar dificuldades emitindo, consultando e comprovando sua renda, conte com a ajuda de quem organizará e realizará essa comprovação de forma clara e válida!

Realizar sua contabilidade com apoio na gestão financeira deve dispor da ajuda da VIK CONTABILIDADE. Conosco você obtém o apoio de uma empresa que sabe exatamente os pontos de atenção do processo.

Nós nos responsabilizamos pela parte burocrática para que você realmente possa focar na sua carreira. Dessa forma, toda gestão contábil como cálculo de impostos; entrega de obrigações para o governo federal, estadual, municipal; livros fiscais e contábeis e demonstrativos obrigatórios para bancos e fornecedores, como balanço patrimonial, demonstração do resultado, balancetes e relação de faturamento dos últimos 12 meses são feitos pela VIK CONTABILIDADE.

Com nosso serviço você pode crescer com segurança e respeitando a legislação tributária.

A Vik Contabilidade ainda garante que você tenha acesso a todas as informações sobre sua empresa (documentos, dados financeiros, notas fiscais, impostos e relatórios) no formato que você escolher, seja por e-mail, através do WhatsApp ou fisicamente. É você que escolhe como pretende receber seus dados.

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - BannerContato - Vik Contabilidade

Entre em contato conosco agora mesmo:

Entre em contato pelos nossos telefones ou e-mail:
Telefone: (11) 3565-1765 / Whatsapp (11) 94225-3338
E-mail: vik@vikcontabil.com.br

Entre em contato pelo nosso formulário: Clique Aqui.

Agende uma visita em nossa sede e tire todas as suas dúvidas:
Endereço: Alameda Caulim, 115, Sala 901, Cerâmica, São Caetano do Sul, SP, CEP: 09531-195.