Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Gestão Financeira: O que você precisa saber para Pequenas Empresas?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Gestão Financeira - Vik Contabilidade

Começar a empreender é a realização de um sonho para muitos. Mas junto a essa conquista surge o desafio de manter a saúde financeira do seu negócio e sobreviver no mercado.

Já é de conhecimento geral que, em pesquisa do Sebrae, foi constatado que mais da metade das pequenas empresas brasileiras fecham antes mesmo de completar 2 anos de existência. E alguns dos motivos estão relacionados ao caixa. No caso, a ausência de atenção a ele.

Sem planejamento, controle e uma eficaz gestão financeira para o negócio, muitas empresas entrarão para as estatísticas em breve. Mas nesse artigo te explicamos como não ser uma delas.

 

O que é gestão financeira?

Depois de você seguir todos os passos na abertura de sua empresa de forma segura e responsável, o primeiro passo a ser tomado é manter o foco em uma eficaz gestão financeira.

Esse nome pode parecer algo complicado, mas gestão financeira é apenas o ato de fazer o controle financeiro dos recursos de um negócio. Ou seja: realizar análises, determinar a destinação dos recursos, tomar decisões, entender possibilidades e oportunidades associadas a dinheiro.

A gestão financeira está associada justamente a todos os passos e dicas que demos quando ensinamos a você a importância do seu fluxo de caixa, lembra?

Afinal, é a partir da gestão financeira que serão feitos os pagamentos, recebimentos, controle do capital de giro, planejamento, monitoramento e muito mais ações importantes para que nada desande no seu negócio.

 

A importância da gestão financeira

Vamos repetir mais uma vez para fixação da mensagem: sem a gestão financeira da sua pequena empresa, a chance de quebrar é maior que a chance de sucesso.

E quando seu negócio está incluído em mercados mais competitivos, a ausência de administração financeira é o que determina o sucesso ou o fracasso.

Afinal de contas, através da gestão financeira você trabalha não apenas o equilíbrio das finanças, mas as percepções de crescimento, precificação adequada, análise de produto e mercado.

Com uma gestão financeira bem feita, você percebe gargalos, possibilidades e potenciais espaços de mercado consumidor que seu serviço ou produto pode ocupar.

 

Elementos da gestão financeira

O pequeno e microempreendedor devem estar atentos a todas as operações financeiras da empresa. Isso permite, além de manter tudo sob controle, que o empreendedor perceba a saúde financeira do negócio.

Pensando nisso, alguns pontos de atenção constante que merecem cuidado são:

  • O Fluxo de caixa, pois manter um controle do fluxo de caixa é essencial para entender como está o equilíbrio entre gastos, custos, entradas e lucros da empresa. Com um monitoramento regular do fluxo de caixa do seu negócio, é possível fazer projeções de curto a longo prazo e um bom planejamento financeiro, inclusive relacionado a investimentos futuros;
  • A Gestão de contas, que permite a visualização completa de prazos dos pagamentos e cobranças, uma forma de garantir que a empresa terá dinheiro em caixa nas datas necessárias para saída;
  • O Gerenciamento de estoque, item essencial para a saúde financeira do negócio, pois garante o acompanhamento dos itens que faltam x itens com mais movimentação, garantindo que você evite manter um estoque volumoso que possa gerar prejuízos;
  • O Gerenciamento do capital de giro, que corresponde aos recursos financeiros que a empresa possui para aplicar, promovendo o funcionamento do negócio, fundamental para entender o prazo médio entre realizar a compra com os fornecedores e receber dos clientes;
  • A Gestão de notas fiscais, pois emitir a nota fiscal do serviço ou produto é importante para toda e qualquer empresa garantir o cumprimento legal de suas atividades relacionadas à impostos
  • O Planejamento financeiro, que possibilita que os recursos sejam utilizados de forma mais estratégica para o crescimento e equilíbrio da empresa.

 

Dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio

Para ressaltar os principais pontos da gestão de seu pequeno negócio, lembre-se de manter-se sempre atento a:

  1. Organização: a organização das contas garantirá o entendimento dos custos, preço final e muitas outras necessidades relativas ao caixa da empresa. Mantenha seu caixa organizado! Saiba quanto entra, quanto sai, previsões de recebimentos, pagamentos e relacionados sempre atualizados.
  1. Planejamento financeiro: a partir dele, são estabelecidas as metas, projeções e acompanhamento das finanças, garantindo a percepção de erros e correções caso perceba ocorra alguma irregularidade no processo.
  1. Resultados: se você planejar as ações e movimentações de caixa da sua empresa mas não acompanhar os resultados, está fazendo menos da metade do necessário!

Acompanhar os impactos das decisões e movimentações financeiras é crucial!. Monitore de forma periódica o fluxo de caixa e verifique se as metas estão sendo atingidas.

 

Gestão Financeira tranquila e otimizada

A gestão financeira da sua empresa é o pontapé inicial rumo ao sucesso do seu negócio. Sem ela, os riscos de erros e perda de oportunidades são enormes e reais. Com a ajuda da VIK CONTABILIDADE, você aproveita o apoio de uma empresa que sabe exatamente os pontos de atenção do processo.

Nós nos responsabilizamos pela parte burocrática da sua empresa para que você realmente possa focar no seu negócio. Dessa forma, toda gestão contábil da sua empresa como cálculo de impostos; entrega de obrigações para o governo federal, estadual, municipal; livros fiscais e contábeis e demonstrativos obrigatórios para bancos e fornecedores, como balanço patrimonial, demonstração do resultado, balancetes e relação de faturamento dos últimos 12 meses são feitos pela VIK CONTABILIDADE.

Com nosso serviço seu empreendimento pode crescer com segurança e respeitando a legislação tributária. A Vik Contabilidade ainda garante que você tenha acesso a todas as informações sobre sua empresa (documentos, dados financeiros, notas fiscais, impostos e relatórios) no formato que você escolher, seja por e-mail, através do WhatsApp ou fisicamente. É você que escolhe como pretende receber seus dados.

 

Entre em contato conosco agora mesmo:

Entre em contato pelos nossos telefones ou e-mail:
Telefone: (11) 3565-1765 / Whatsapp (11) 94225-3338
E-mail: vik@vikcontabil.com.br

Entre em contato pelo nosso formulário: Clique Aqui.

Agende uma visita em nossa sede e tire todas as suas dúvidas:
Endereço: Alameda Caulim, 115, Sala 901, Cerâmica, São Caetano do Sul, SP, CEP: 09531-195.

Como nosso escritório de contabilidade pode te ajudar?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade em São Caetano do Sul e nosso objetivo é tornar sua vida mais fácil com segurança, simplicidade e eficiência. Estamos aqui para te ajudar a crescer. Fazemos a sua assessoria contábil de maneira online ou tradicional, você é quem escolhe como pretende ser atendido. Aqui a transparência e a agilidade trabalham em seu favor!

Atendemos a todas as cidades do Estado de São Paulo. Consulte-nos e informaremos a disponibilidade de atendimento!

Nossos Serviços

  • Contabilidade
  • Fiscal e Tributário
  • Departamento Pessoal
  • Legalização
  • BPO Financeiro
  • Auditoria e Consultoria

Veja outros Artigos do Seu interesse Abaixo:

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Vik Contabilidade - CRC SP
Escritório de Contabilidade - Sescon SP - Vik Contabilidade
Escritorio de Contabilidade - Vik Contabilidade - SeloPQEC2020

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Copyright 1990 – 2021 – Todos os Direitos Reservados | Powered by Vik Contabilidade