Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Como a contabilidade pode ajudar pequenas empresas a crescerem

contabilidade para pequenas empresas

Pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios únicos e difíceis típicos dos primeiros passos empreendedores de um negócio. Neste sentido, uma das áreas em que muitas empresas têm dificuldades é a contabilidade e a gestão financeira. 

Este fator pode ser bastante ameaçador aos primeiros passos deste negócios: pesquisas demonstram que metade dos pequenos e médios acabam fechando em menos de 3 anos por má administração contábil. 

No entanto, a contabilidade pode ser uma das chaves para o sucesso das pequenas empresas.  Neste artigo, exploraremos como a contabilidade para pequenas empresas ajuda elas a crescerem e melhorarem sua gestão financeira.

Qual o papel da contabilidade para pequenas empresas?

A contabilidade desempenha um papel crucial no sucesso das pequenas empresas, garantindo a conformidade e uma gestão financeira eficiente.

Além disso, um suporte contábil adequado ao seu modelo de negócio auxilia na tomada de decisões estratégicas para o crescimento do negócio.  Do ponto de vista operacional, podemos destacar como principais serviços oferecidos:

  • Registro contábil e fiscal da empresa;
  • Elaboração de balanços patrimoniais;
  • Apuração de impostos e emissão de guias de recolhimento;
  • Controle de estoque e fluxo de caixa;
  • Emissão de notas fiscais e recibos;
  • Fechamento de folha de pagamento e emissão de holerites;
  • Controle de despesas e receitas.

Essas são apenas algumas das atividades realizadas pela contabilidade para pequenas empresas.

É importante lembrar que a contratação de um serviço de contabilidade especializado pode ajudar a garantir o cumprimento adequado das obrigações fiscais e tributárias, além de fornecer informações estratégicas para o crescimento do negócio. 

Deste modo, existem também algumas frentes estratégicas assumidas por estes serviços. São elas: 

  • Gestão financeira: Acompanhamento e análise das finanças do negócio, incluindo fluxo de caixa, balanços e demonstrações financeiras;
  • Planejamento tributário: Minimização da carga tributária e garantia de conformidade com as obrigações fiscais;
  • Contabilidade gerencial: Análise e interpretação das informações financeiras para auxiliar na tomada de decisões e no desenvolvimento de estratégias de negócio;
  • Controle de custos: Identificação de oportunidades para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional;
  • Análise de rentabilidade e indicadores financeiros: atividade realizada pela contabilidade para avaliar a saúde financeira da empresa. Nesse tipo de análise, são levantados e calculados diversos indicadores, como margem de lucro, retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre o investimento, entre outros;
  • Acompanhamento de alterações na legislação contábil e fiscal: garante que a empresa esteja conforme as leis e normas em vigor. Essa atividade envolve o monitoramento constante de novas regulamentações e atualizações na legislação contábil e fiscal, assim como a adaptação da empresa a essas mudanças;
  • O acompanhamento dessas alterações é essencial para garantir que a empresa cumpra corretamente suas obrigações fiscais e tributárias.

Desta forma, uma contabilidade especializada cobre as principais necessidades de uma empresa para um bom equilíbrio financeiro e conformidade fiscal. Consolida-se, portanto, como uma área essencial para o bom funcionamento e crescimento de pequenas empresas.

Contar com profissionais especializados e experientes pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio, garantindo uma gestão eficiente e otimizada dos recursos financeiros.

Como uma contabilidade auxilia na escolha de regimes tributários para pequenas empresas?

Um dos maiores desafios para pequenas empresas é escolher o regime tributário mais adequado, que ofereça uma carga tributária menor e garanta a conformidade fiscal. 

Contar com uma contabilidade especializada, garante à empresa a análise de especialistas, que analisam fatores como porte empresarial,  faturamento anual, atividades exercidas, modelo societário e outros aspectos para definir o melhor regimento tributário para empresa

As opções disponíveis no Brasil são:

Simples Nacional

Criado especialmente para micro e pequenas empresas, o Simples Nacional oferece uma carga tributária reduzida e simplifica a gestão de impostos, ao unificar o pagamento de várias taxas em uma só guia, o Documento de Arrecadação do Simples (DAS)

As alíquotas do Simples Nacional variam conforme a atividade exercida pela pequena empresa e o seu faturamento anual.

Podem variar de 4% a 33%, dependendo da faixa de faturamento da empresa e do setor em que atua e são divididas em seis faixas de faturamento, que vão desde o limite mínimo até o limite máximo de faturamento anual permitido para a adesão ao regime.

Para empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, as alíquotas podem variar de 4% a 33%, dependendo da atividade exercida.

Lucro Presumido

Esse regime de tributação é mais indicado para empresas com margens de lucro maiores, pois utiliza uma base de cálculo presumida para determinar a carga tributária, com alíquotas variáveis conforme o tipo de atividade da empresa.

As alíquotas do Lucro Presumido para o Imposto de Renda do pequeno empresário  variam de 1,6% a 32%, dependendo da atividade econômica. Já para a Contribuição Social sobre o Lucro, as alíquotas variam de 1,08% a 21,6%.

O limite de faturamento anual para empresas que desejam optar pelo Lucro Presumido é de até R$ 78 milhões, conforme as regras estabelecidas pela Receita Federal do Brasil.

Lucro Real

Nesse regime, a empresa deve calcular os impostos com base no lucro real obtido em seu balanço contábil. É indicado para empresas com margens de lucro menores ou com muitas despesas dedutíveis.

Ou seja, a empresa deve realizar o cálculo sobre o lucro líquido do período, após todas as deduções legais e contábeis.

As alíquotas do Lucro Real para o Imposto de Renda variam de 15% a 25%, dependendo da atividade da empresa. Já para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, a alíquota é de 9%.

Não há um limite de faturamento anual para empresas que desejam optar pelo Lucro Real, sendo aplicável a todas as empresas independentemente de seu porte.

Agora que você já conhece os principais aspectos estratégicos nos quais uma contabilidade pode contribuir para o crescimento de sua  pequena empresa, que tal contar com apoio especializado?.

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - BannerContato - Vik Contabilidade

Cresça com suporte contábil especializado para pequenas empresas da Vik Contabilidade!

Está buscando alavancar o crescimento da sua pequena empresa? A VIK Contabilidade pode ser a solução que você precisa! Com nossa expertise em contabilidade e foco no desenvolvimento de pequenos negócios, estamos prontos para auxiliá-lo em sua jornada de sucesso.

Entre em contato conosco e descubra como nossos serviços de contabilidade personalizados podem impulsionar o crescimento da sua empresa.

Além disso, não deixe de acessar nosso blog e siga nossas redes sociais para se manter atualizado com dicas valiosas e informações relevantes para o seu negócio.

Junte-se a nós e dê um passo importante rumo ao sucesso da sua pequena empresa!

Leia mais: MEI é obrigado a declarar Imposto de Renda?

Como nosso escritório de contabilidade pode te ajudar?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade em São Caetano do Sul e nosso objetivo é tornar sua vida mais fácil com segurança, simplicidade e eficiência. Estamos aqui para te ajudar a crescer. Fazemos a sua assessoria contábil de maneira online ou tradicional, você é quem escolhe como pretende ser atendido. Aqui a transparência e a agilidade trabalham em seu favor!

Atendemos a todas as cidades do Estado de São Paulo. Consulte-nos e informaremos a disponibilidade de atendimento!

Nossos Serviços

  • Contabilidade
  • Fiscal e Tributário
  • Departamento Pessoal
  • Legalização
  • BPO Financeiro
  • Auditoria e Consultoria

Veja outros Artigos do Seu interesse Abaixo:

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Vik Contabilidade - CRC SP
Escritório de Contabilidade - Sescon SP - Vik Contabilidade
Escritorio de Contabilidade em São Caetano do Sul - LogoPQEC_2023 - Vik Contabilidade

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Copyright 1990 – 2021 – Todos os Direitos Reservados | Powered by Vik Contabilidade