Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Análise dos principais indicadores contábeis e financeiros

indicadores-contabeis-e-financeiros

Todo empreendedor que queira a longevidade de seus negócios no mercado precisa atuar de modo estratégico, investindo em ações que o coloquem em posição de vanguarda frente a concorrência, tomando decisões que fortaleçam a marca e  conquistem a fidelidade do público consumidor. 

Entretanto, para alcançar estes resultados no mercado nacional, cada vez mais diversificado e competitivo, uma empresa não pode ficar estagnada: a escalabilidade é a garantia da competitividade constante do negócio. 

E, para consolidar estes resultados, é preciso ter um conhecimento amplo do principal alicerce de qualquer negócio: a saúde financeira. E a gestão estratégica do capital em negócios de qualquer segmento se dá por meio da análise precisa de indicadores financeiros e contábeis

Quer compreender mais sobre a importância de análise dos principais indicadores contábeis e financeiros? Clique no artigo que preparamos para você!

 

O que são indicadores contábeis e financeiros?

A análise de indicadores contábeis e financeiros consiste em um processo que possibilita aferir o desempenho operacional e contábil do negócio, por meio da análise pormenorizada de informações sensíveis sobre a empresa e a resposta do público a suas estratégias, produtos e serviços.

A adoção desse método permite ao gestor compreender tanto o sucesso de suas soluções de mercado quanto a lucratividade do negócio, os custos para sustentação do negócio e o patrimônio corrente da empresa, dando uma visão muito mais empreendedora nas tomadas de decisão para o crescimento dos negócios. 

Indicadores financeiros e contábeis podem envolver diferentes parâmetros de análise e mesmo serem compostos de elementos diversos, a depender do segmento da empresa, porte, objetivo de mercado, dentre outros. 

Entretanto, para se obter um diagnóstico preciso da real situação econômica da empresa, quais os projetos mais importantes para o momento dos negócios e a viabilidade de realização destes, alguns dados são imprescindíveis. São eles: 

 

  • Condição dos estoques;
  • Movimentação de caixa;
  • Custos operacionais do negócio 
  • Lucratividade;
  • Impacto da carga tributária.

A esta altura, você já sabe quais fatores avaliar em um negócio para preparar uma performance estratégica de mercado. Confira, agora, os  indicadores contábeis e financeiros essenciais para obter as informações essenciais para sua empresa. 

 

Quais os principais indicadores financeiros e contábeis a serem analisados?

Pelo fato de o estudo de indicadores financeiros cumprir diferentes objetivos, eles são organizados em três diferentes categorias. São elas: 

 

  • Indicadores estratégicos: Apuram ações de longo prazo e projetos de maior importância relacionados ao alcance das macro do negócio. 

 

  • Indicadores táticos: avaliam o desempenho dos planos de ações de cada setor  gerencial da empresa, elaborados com vista dar sustentabilidade ao planejamento estratégico, bem como para cumprir algumas de suas etapas;

 

  • Indicadores operacionais: são utilizados para analisar a performance das atividades de rotina da empresa e engloba colaboradores de todos os níveis. Seu objetivo é otimizar a realização das atividades de base com vistas a garantir a eficiência, baixo custo e curto prazo para a concretização dos planos de ações.

Confira, agora, os principais indicadores contábeis e financeiros.

 

Liquidez circulante

Este indicador é utilizado quando a gestão busca analisar se os ativos circulantes do negócio são suficientes para quitar os passivos circulantes da empresa.

Seu objetivo é demonstrar se as operações da empresa são sustentáveis a longo prazo e se o planejamento pode ser mantido sem gerar dívidas ao negócio.

Seu cálculo é feito a partir da fórmula:

 

  • LC = ativos circulantes ÷passivos circulantes

 

Ciclo Operacional

Este indicador financeiro-contábil é utilizado para analisar qual o tempo médio que um projeto leva para apresentar retorno financeiro.

Dessa forma, mensura o período entre a realização da venda e a efetivação do pagamento para indicar qual o percentual de capital de giro consumido até a entrada monetária oriunda das operações de vendagem. 

Dois indicadores utilizados com esta finalidade são:

 

  • Prazo Médio do Estoque (PME);
  • Prazo Médio de Recebimento (PMR).

 

Retorno sobre Investimento – ROI

O ROI é o indicador utilizado para determinar a taxa de retorno financeiro recebido sobre o montante investido naquela operação.

O ROI é um indicador contábil e financeiro que favorece uma percepção mais empreendedora dos  investimentos realizados e confere mais clareza sobre o retorno sobre cada aplicação de modo individual, bem como de um resultado consolidado destas.

 

Endividamento

Quantifica  o total de dívidas ativas do negócio e seus respectivos valores, estes dados são cruzados com as mesmas informações sobre os ativos para indicar se demandam curto, médio ou longo prazo para serem liquidadas. 

Os principais exemplos destes indicadores contábeis e financeiros são:

 

  • Participação de Capitais de Terceiro (PCT); 
  • Composição do endividamento (CE).

 

Agora que você já conhece os indicadores financeiros, deve ter compreendido como eles operam no sentido de favorecer o crescimento acelerado de seu negócio.

Que tal contar com uma contabilidade especializada na elaboração e controle dos indicadores contábeis e financeiros para sua empresa?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - BannerContato - Vik Contabilidade

Conte com o Suporte da VIK contabilidade!

Somos um escritório de contabilidade, em São Caetano do Sul, registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) que consolida mais de 30 anos de expertise no mercado. 

Oferecemos suporte total na área de legalização de empresas, contabilidade, fiscal/tributário e trabalhista, orientando e treinando os clientes na realização das rotinas com a máxima qualidade em qualquer segmento. 

Conte com a nossa gestão de indicadores contábeis e financeiros para ter mais equilíbrio financeiro, assertividade nas escolhas gerenciais e projetos de real relevância para a sua empresa.

Entre em contato e conheça nossas soluções!

Esse conteúdo lhe foi útil? Conheça mais em nosso blog e em nossas redes sociais!

Como nosso escritório de contabilidade pode te ajudar?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade em São Caetano do Sul e nosso objetivo é tornar sua vida mais fácil com segurança, simplicidade e eficiência. Estamos aqui para te ajudar a crescer. Fazemos a sua assessoria contábil de maneira online ou tradicional, você é quem escolhe como pretende ser atendido. Aqui a transparência e a agilidade trabalham em seu favor!

Atendemos a todas as cidades do Estado de São Paulo. Consulte-nos e informaremos a disponibilidade de atendimento!

Nossos Serviços

  • Contabilidade
  • Fiscal e Tributário
  • Departamento Pessoal
  • Legalização
  • BPO Financeiro
  • Auditoria e Consultoria

Veja outros Artigos do Seu interesse Abaixo:

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Vik Contabilidade - CRC SP
Escritório de Contabilidade - Sescon SP - Vik Contabilidade
Escritorio de Contabilidade em São Caetano do Sul - LogoPQEC_2023 - Vik Contabilidade

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Copyright 1990 – 2021 – Todos os Direitos Reservados | Powered by Vik Contabilidade