Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Saiba Qual a diferença entre Lucro contábil, lucro real ou lucro tributável?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Lucro Contábil, Reral ou Tributável - Vik Contabilidade

Todo empresário, de pequeno a grande porte, busca o lucro em seus negócios. Mas, há diferentes tipos de lucro e duas formas diretas de enxergá-lo. O Lucro Contábil, por exemplo, é aquele que atinge o bolso dos donos e acionistas. Já o Lucro Real ou Lucro Tributável é ligado diretamente à remuneração do Fisco. No Brasil ele é a base de cálculo do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), que são conhecidos também como Impostos Diretos.

Os Impostos Diretos são tributados diretamente pelo seu “ganho”, ou seja, o lucro e ele é diferente da apuração da contabilidade. Hoje vamos te explicar de forma simples e prática as principais diferenças entre o Lucro contábil e o Lucro Real (Lucro Tributável).

 

O que é Lucro Contábil?

Lucro Contábil é o lucro apurado na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício),

baseado na receita total da empresa menos os seus custos totais. É o lucro divulgado em resultados financeiros e considera os custos explícitos da operação. Como o próprio nome sugere, o conceito de lucro contábil vem da contabilidade.

Após ser conflitado as receitas com as despesas da empresa será apurado seu lucro, caso a empresa seja do regime Lucro real, será descontado o IRPJ e a CSLL, então o resultado será o conhecido Lucro contábil ou também Lucro Líquido da empresa.

 

Entenda o que é Lucro Real ou Lucro Tributável

O Lucro Real ou Lucro Tributável se difere do lucro contábil, pois existem várias normas que não aceitam qualquer tipo de despesa como dedutível, e da mesma forma nem todo tipo de receita ou ganhos são tributáveis. Só é tributado o que efetivamente é devido, dessa forma evita-se que as empresas cometam evasão fiscal (manobras para pagar menos impostos ilegalmente) ou também que acabem pagando impostos que não devem.

Somente após a apuração do Lucro Contábil é que é calculado o Lucro Real. Isso é feito a partir da adição das despesas indedutíveis e a exclusão das receitas não tributáveis, ambas que anteriormente estavam presentes na apuração da DRE.

 

Despesa indedutível e receita não tributável

As despesas indedutíveis são aquelas que por lei não são aceitas para reduzir o lucro que será tributado. Quando está sendo feita a apuração do Lucro real, esse tipo de despesa será adicionada para sofrer tributação.

Um exemplo de despesa indedutível acontece quando a empresa pretende fazer uma doação para uma pessoa ou outra empresa. Isso se torna uma despesa da empresa que não pode reduzir o lucro que será tributado. O mesmo acontece para as empresas que disponibilizam carros para uso dos sócios, por exemplo. Os gastos com este veículo em situações que não correspondam a atividade da empresa, não poderão reduzir o lucro que será tributado.

Já a receita não tributável é aquela que por lei não deve sofrer tributação, sendo excluída da apuração do lucro que será tributado. Quando a empresa receber lucros ou dividendos, em que já foram tributados pelas pessoas jurídicas que o distribuíram, os mesmos não deverão fazer parte do lucro que será tributado.

Outro exemplo é quando ocorre um aumento no valor de patrimônio líquido de investimentos, que é decorrente de uma variação na porcentagem de participações em empresas coligadas ou controladas.

Após a realização de todas as adições e exclusões sobre o Lucro contábil, chegaremos no valor do Lucro real, que servirá para cálculo de IRPJ e da CSLL.

 

Busque ajuda

Lidar com lucro, deduções, declarações e tributos não é fácil. Contratar um contador para cuidar da sua empresa é uma possibilidade para simplificar tudo. Nós nos responsabilizamos pela parte burocrática e, dessa forma, toda gestão contábil é feita pela VIK CONTABILIDADE.

Com nosso serviço você pode crescer com segurança e respeitando a legislação tributária. A Vik Contabilidade ainda garante que você tenha acesso a todas as informações sobre sua empresa (documentos, dados financeiros, notas fiscais, impostos e relatórios) no formato que você escolher, seja por e-mail, através do WhatsApp ou fisicamente. É você que escolhe como pretende receber seus dados.

 

Entre em contato conosco agora mesmo:

Entre em contato pelos nossos telefones ou e-mail:
Telefone: (11) 3565-1765 / Whatsapp (11) 94225-3338
E-mail: vik@vikcontabil.com.br

Entre em contato pelo nosso formulário: Clique Aqui.

Agende uma visita em nossa sede e tire todas as suas dúvidas:
Endereço: Alameda Caulim, 115, Sala 901, Cerâmica, São Caetano do Sul, SP, CEP: 09531-195.

Como nosso escritório de contabilidade pode te ajudar?

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Logo - Vik Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade em São Caetano do Sul e nosso objetivo é tornar sua vida mais fácil com segurança, simplicidade e eficiência. Estamos aqui para te ajudar a crescer. Fazemos a sua assessoria contábil de maneira online ou tradicional, você é quem escolhe como pretende ser atendido. Aqui a transparência e a agilidade trabalham em seu favor!

Atendemos a todas as cidades do Estado de São Paulo. Consulte-nos e informaremos a disponibilidade de atendimento!

Nossos Serviços

  • Contabilidade
  • Fiscal e Tributário
  • Departamento Pessoal
  • Legalização
  • BPO Financeiro
  • Auditoria e Consultoria

Veja outros Artigos do Seu interesse Abaixo:

Escritório de Contabilidade em São Caetano do Sul - Vik Contabilidade - CRC SP
Escritório de Contabilidade - Sescon SP - Vik Contabilidade
Escritorio de Contabilidade - Vik Contabilidade - SeloPQEC2020

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Copyright 1990 – 2021 – Todos os Direitos Reservados | Powered by Vik Contabilidade