Novo procedimento para NF padrão Nacional para MEI
12 de setembro de 2023

Novo procedimento para NF padrão Nacional para MEI

Por Vik Contabilidade

Você empreendedor que formalizado por meio do regime especial de Microempreendedor Individual, está a par do novo procedimento para NF padrão Nacional para MEIs?

Se não, este artigo é tudo o que você precisa para se atualizar e manter o pleno compliance de seu negócio.

Por meio de uma ação do Governo Federal, a entrada em vigor do padrão nacional de emissão de nota fiscal de serviços eletrônicos (NFS-e), o dia 1º de setembro foi definido  como marco inicial para a emissão das notas no novo modelo.

Quer saber tudo sobre o novo procedimento para NF padrão Nacional para MEI? Continue conosco!

 

O que é o novo procedimento para NF padrão Nacional para MEI?

A partir de 1 de janeiro de 2023, a Resolução CGSN nº 169, publicada em 27 de julho de 2022, trouxe regras inovadoras para padronização e simplificação na emissão de notas fiscais de serviço para o Microempreendedor Individual.

No entanto, a utilização do padrão nacional NFS-e para MEI permaneceu opcional até 1º de setembro de 2023, quando a obrigatoriedade foi instituída.

A partir desse marco, todos os microempreendedores individuais são requeridos a gerar suas notas fiscais de prestação de serviços através do portal do Governo Federal.

Essa mudança visa unificar e simplificar o processo, aprimorando a eficiência e o controle. A medida é parte dos esforços para otimizar o ambiente de negócios e fortalecer a conformidade tributária entre os MEIs.

A nova versão do aplicativo Emissor Mobile da NFS-e para dispositivos móveis Android e IOS já está disponível nas lojas Google e Apple.

 

Quais as principais mudanças trazidas pelo novo procedimento para NF padrão Nacional para MEI?

Explorando o novo procedimento para NF padrão Nacional para MEI, quais são as principais mudanças trazidas? Uma transformação fundamental é a redução de burocracia, promovendo mais produtividade para mais de 14 milhões de MEIs.

Neste contexto, antes da mudança, a emissão de notas fiscais estava vinculada às regulamentações municipais, com cada localidade possuindo sua própria legislação e sistema para notas.

Dessa maneira, embora o processo fosse simples para alguns MEIs, muitos microempreendedores frequentemente enfrentavam filas e deslocamentos múltiplos devido a informações desencontradas e falta de clareza nos requisitos para regularizar a emissão.

Para MEIs prestando serviços não sujeitos ao ICMS, será obrigatória a emissão da NFS-e usando uma das opções nacionais: Emissor Web, Emissor Mobile (para Android e iOS) ou API, no caso de sistema próprio. As principais alterações, segundo a legislação, incluem:

  • Padronização nacional para emissão de documentos fiscais de serviços do MEI;
  • Simplificação das obrigações acessórias;
  • Dispensa de outros documentos fiscais municipais relacionados ao ISS;
  • Independência da adesão do município à NFS-e.

É importante mencionar que essa transição não se aplica a MEIs que lidam com mercadorias. Além disso, a emissão de NFS-e continuará sendo opcional para pessoas físicas.

 

Como Realizar a Emissão de NFs por Meio do Novo Padrão Nacional para MEIs?

A emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no novo padrão nacional torna-se obrigatória para os Microempreendedores Individuais (MEI) que prestam serviços a pessoas jurídicas a partir de 1º de setembro de 2023.

Essa padronização tem o propósito de simplificar o processo de emissão de NFS-e para MEIs em todo o território nacional.

Este guia detalhado apresenta um passo a passo para os empreendedores se cadastrarem no Portal Nacional de Emissão de NFS-e e emitirem suas notas fiscais de forma prática e eficiente. Confira!

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Passo 1: Cadastro no Portal Nacional de Emissão de NFS-e

Para o primeiro passo para emissão de Notas Fiscais para MEIs por meio do novo padrão Nacional, acesse o Portal de Gestão NFS-e; A seguir, prossiga com as seguintes ações:

  1. Clique na opção “Fazer Primeiro Acesso”;
  2. Preencha os dados solicitados e avance:
  • Caso não declare IRPF, utilize o número do Título de Eleitor;
  • Se fez a Entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda como Pessoa Física, insira os números dos dois últimos recibos;
  1. Crie seus dados de acesso (e-mail e senha) conforme as regras;
  2. Valide o cadastro através do código numérico enviado para o e-mail;
  3. Após receber o código, insira-o para confirmação;
  4. Complete o cadastro preenchendo os dados da sua atividade no MEI e configurações da empresa para emissão de NFS-e.

Passo 2: Configurações no Portal

Acesse o Portal Nacional de emissão de NFS-e com suas credenciais e clique na opção “Entrar”.

  1. Acesse a seção “Configurações”.
  2. Preencha os campos de e-mail e telefone.
  3. Marque a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”, a terceira opção em “Valor Aproximado dos Tributos”.

Com esses passos concluídos, você estará pronto para acessar o aplicativo emissor de NFS-e e começar a emitir suas notas fiscais de maneira simples e conforme as novas diretrizes.

A padronização trazida pelo novo padrão nacional visa a facilitar a vida dos MEIs ao cumprir essa importante obrigação fiscal. Mantenha-se informado e utilize essa ferramenta para manter sua atividade empresarial e compliance e prosperidade.

 

Como Emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) do seu CNPJ MEI?

A emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) para seu CNPJ MEI é um processo simplificado que pode ser realizado por meio do site ou do aplicativo oficial. Abaixo, apresentamos um guia passo a passo para que você possa emitir suas notas fiscais com facilidade e precisão.

Passo 01: Cadastro de Serviços Favoritos

Para começar, cadastre seus “Serviços Favoritos” que serão utilizados frequentemente.

Identifique-os pelo ícone de estrela, indicando serviços selecionados.

É necessário cadastrar pelo menos um serviço para utilizar o aplicativo de emissão de notas fiscais.

Passo 02: Escolha entre Emissão Simplificada ou Emissão Completa

No Portal Nacional de Emissão de NFS-e, você tem duas opções para gerar as notas fiscais: Emissão Simplificada ou Emissão Completa.

A Emissão Simplificada permite a emissão de notas apenas para os “Serviços Favoritos” cadastrados. A Emissão Simplificada é a forma mais simples e prática.

Emissão Simplificada

  1. Preencha o campo CPF/CNPJ do Cliente;
  2. Escolha um dos serviços favoritos cadastrados;
  3. Preencha o campo “Valor do Serviço Prestado” com o valor acordado
  4.  Clique em “Emitir NFS-e”.

Emissão Completa

  1.  Acesse “Emitir Nota Fiscal” no menu do Portal e selecione “Emissão Completa”.
  2. Confirme a marcação na opção “Prestador”.
  3. Preencha os campos necessários, lembrando que o Número da DPS é opcional.
  4. Indique o município – a inscrição municipal será preenchida automaticamente.
  5. Verifique os dados do seu CNPJ na parte inferior.
  6. Preencha informações sobre o serviço prestado e avance.
  7. Na tela seguinte, insira os valores do serviço e clique em “Avançar”. Após isso, o processo estará concluído.

Com esses passos, você estará habilitado a emitir suas notas fiscais de maneira conveniente e conforme as diretrizes estabelecidas. Aproveite as opções de emissão simplificada ou completa de acordo com suas necessidades operacionais.

Essa é mais uma forma de cumprir suas obrigações fiscais de maneira eficaz e eficiente como MEI.

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